A partir do estado da arte da crítica contemporânea e seus atores, trata-se de avaliar sua noção de ensaio filosófico para caracterizar a crítica de Danto. A redução desse à análise filosófica se mostra insuficiente para qualificar a função e linguagem peculiar da crítica, e estimula a investigação das considerações de Adorno sobre a forma do ensaio, errática e inquisitiva, que o caracteriza entre a especulação e a estética. Essa comparação é substanciada em Danto com suas teses sobre a relação entre filosofia e literatura, que embora distintas compartilham estilos pondo em relevo a forma, e finalmente, reporta-se a distinção entre filosofia e critica que reintroduz a diferença de linguagens.
Based on the state of contemporary art criticism and its main actors, the aim is to examine Danto's notion of philosophical essay to characterize his own art criticism. The philosophical essay's reduction to mere analysis proves to be insufficient to qualify the function and peculiar language of criticism, and prompts investigation of Adorno's considerations on the form of the essay, erratic and inquisitive, which characterizes it between speculation and aesthetics. This very comparison relates to Danto theses on the relationship between philosophy and literature, which, despite being different have in common many styles highlghting the importance of form. Finaly, the distinction between philosophy and criticism Danto remarked reintroduces a difference in languages.