This article presents the relevance of Nelson Goodman’s theory of representation to the problem of indiscernibles, as proposed by Arthur Danto. To do so, I first present the problem in the way it was suggested to Danto by Warhol’s Brillo Box. Next, I focus on showing its relevance in three thought experiments presented by Danto in The Transfiguration of the Commonplace and the consequences he extracts from them. After briefly exposing the main elements of Goodman's theory of representation, which is mainly exposed in Languages of Art, I seek to show that the consequences drawn by Danto use Goodman’s ideas.
O presente artigo busca apresentar a relevância da teoria da representação de Nelson Goodman para o problema dos indiscerníveis tal como proposto por Arthur Danto. Para tanto, primeiramente apresento o problema da maneira que este foi sugerido a Danto pela Brillo Box de Warhol. Em seguida me detenho em mostrar a sua pertinência em três experimentos de pensamento apresentados por Danto em A transfiguração do lugar comum, e nas consequências que ele extrai dos mesmos. Após uma breve exposição dos principais elementos da teoria da representação de Goodman, exposta sobretudo em Linguagens da arte, busco mostrar que as consequências extraídas por Danto se utilizam das ideias de Goodman.