O propósito deste artigo é o de apresentar um procedimento para pensar com a música a partir da filosofia da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Nessa perspectiva, deve-se assumir uma abordagem imanente, ou seja, não cabe à filosofia pensar sobre a arte, mas pensar com a arte. O conceito de bloco de sensações é usado sistematicamente por Deleuze & Guattari para pensar com a arte. Propomos que esse conceito poderia funcionar a partir da conexão entre cinco conceitos: agenciamento, figura estética, afecto/percepto, fábula e monumento. Utilizaremos esse procedimento para pensar com a música de Hermeto Pascoal, de forma específica, em sua composição “Música da Lagoa”.
The purpose of this article is to present a framework for thinking with music based on the philosophy of difference by Gilles Deleuze and Félix Guattari. From this perspective, an immanent approach must be taken, i.e., it is not up to philosophy to think about art, but to think with art. The concept of block of sensations is systematically used by Deleuze & Guattari to think with art. We propose that this concept could work from the connection between five concepts: agency, aesthetic figure, afecto/percepto, fable and monument. We will use this framework to think with the music of Hermeto Pascoal, more specifically, in his composition “Música da Lagoa”.