O conceito de construto estético-social foi criado por Rodrigo Duarte visando complementar o esquema das artes proposto na Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer. Com o conceito, Duarte estava se referindo a intervenções contemporâneas marcadas principalmente por sua oscilação entre elementos estéticos e políticos. O presente artigo pretende, portanto, vincular o movimento da “pixação”, nascido nas periferias brasileiras, com o conceito cunhado por Duarte para, por fim, discutir a possibilidade de que a simplicidade formal, característica desse tipo de expressão, está diretamente associada ao posicionamento político de seus interventores/as.
The concept of aesthetic-social construct was created by Rodrigo Duarte in order to complement the scheme of the arts proposed in the Dialectic of Enlightenment, by Adorno and Horkheimer. With the concept, Duarte was referring to contemporary interventions marked mainly by their oscillation between aesthetic and political elements. The present article therefore intends to link the “pixação” movement, born in the Brazilian peripheries, with the concept coined by Duarte to, finally, discuss the possibility that formal simplicity, characteristic of this type of expression, is directly associated with the political position of its agents.