The Applicability of Benjamin's Aesthetics in Brazil
Carla Damiao
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Goiânia, Brazil
DAMIAO, Carla. “A aplicabilidade da estética benjaminiana no Brasil”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 12, n° 23 (jul-dec/2018), p. 154-176.
Accepted: 10/01/2018 · Published: 12/27/2018
A aplicabilidade da estética benjaminiana no Brasil

O tópico a ser abordado neste artigo requer dois esclarecimentos iniciais. O primeiro diz respeito ao senso de estética aplicada; o segundo à estética do filósofo alemão escolhido para o desenvolvimento de seu tema, e os conceitos que delimitarão seu tratamento, entre os quais o da percepção (Wahrnemung). A partir dessas primeiras definições, consideraremos a recepção de Walter Benjamin - por meio de alguns exemplos - no Brasil. Esses resultados podem apontar uma possível aplicabilidade de seu pensamento, como uma interpretação através de um desdobramento histórico alegórico relacionada à memória e à alegorização de monumentos. Finalmente, num sentido mais radical, trataremos das intervenções artísticas de Néle Azevedo, as quais, como presumimos, são capazes de incorporar e transformar a crítica de Benjamin à historiografia, concretamente expressa em imagens e (anti) monumentos.

Palavras-chave:
aplicabilidade; percepção; recepção; alegoria; (anti)monumentos
The Applicability of Benjamin's Aesthetics in Brazil

The topic to be addressed in this article requires two initial clarifications. The first one concerns the sense of applied aesthetics; the second to the aesthetics of the German philosopher chosen for the development of its theme, and the concepts that will delimit its treatment, among which the one of perception (Wahrnemung). From these first initial definitions, we will consider Walter Benjamin’s reception - through some examples - in Brazil. These results could point out a possible applicability of his thought, as an interpretation through an allegorical historical unfolding, concerning the memory and the allegorization of monuments. Finally, in a more radical sense, I will deal with the artistic interventions of Néle Azevedo, which, as we presume, are able to incorporate and transform Benjamin's criticism of historiography, concretely expressed in images and (anti) monuments.

Keywords:
aplicability; perception; recepction; allegory; (anti)monuments