The Memory of What Did Not Pass: Leila Danziger and the Elaboration of the Memory of the Brazilian Dictatorship in Visual Arts
Pedro Hussak
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Seropedica, Brazil
HUSSAK, Pedro. “A memória do que não passou: Leila Danziger e a elaboração da memória da ditadura brasileira na artes visuais”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 12, n° 23 (jul-dec/2018), p. 38-53.
Accepted: 08/09/2018 · Published: 12/27/2018
A memória do que não passou: Leila Danziger e a elaboração da memória da ditadura brasileira na artes visuais

Este artigo consiste em uma análise do trabalho Perigosos, subversivos, sediciosos [Cadernos do povo brasileiro] da artista plástica Leila Danziger, que integrava a exposição Hiatus: a memória da violência ditatorial na America Latina, sob a curadoria de Márcio Seligman-Silva. A exposição, montada no Memorial da Resistência de outubro de 2017 a março de 2018, foi o resultado de uma proposta a oito artistas a que trabalhassem sobre o relatório final da comissão da verdade. Este artigo pretende comparar estratégias sobre como elaborar a memória de Auschwitz, temática que ocupou os debates estéticos europeus sobretudo nos anos 1990, com a estratégia utilizada por Leila Danziger. Pretendo mostrar que a estratégia artística corresponde aos problemas concretos ligados à dificuldade do Brasil em prestar contas com seu passado ditatorial.

Palavras-chave:
Leila Danziger; Hiatus; estética brasileira
The Memory of What Did Not Pass: Leila Danziger and the Elaboration of the Memory of the Brazilian Dictatorship in Visual Arts

This article consists of an analysis of the work Perigosos, subversivos, sediciosos [Cadernos do povo brasileiro] of the visual artist Leila Danziger, who integrated the exhibition Hiatus: a memória da violência ditatorial na America Latina, under the curatorship of Márcio Seligman-Silva. The exhibition, assembled at the Memorial da Resistência from October 2017 to March 2018, was the result of a proposal to eight artists to work on the final report of the ”Comissão da Verdade”. This article intends to compare strategies on how to elaborate the memory of Auschwitz, a theme that occupied the European aesthetic debates above all in the years 1990, with the strategy used by Leila Danziger. I intend to show that the artistic strategy corresponds to the concrete problems related to Brazil's difficulty in accounting with its dictatorial past

Keywords:
Leila Danziger; Hiatus; Brazilian aesthetics