Neste artigo, examina-se como a arte em novas mídias se posiciona em relação aos mundos da arte, partindo de considerações sobre textos de Manovich, bem como de Scrivener e Clements, que recuperaram os conceitos de Becker sobre os mundos das artes. Em seguida, discorre-se sobre a ampliação desses mundos/espaços e como novas formas de difusão, atribuição e comercialização caracterizam as primeiras décadas do século XXI, configurando um cenário propício para a atividade e o experimentalismo dos artistas e abrindo novas perspectivas. Ao final, apresentam-se breves considerações sobre o sucesso recente de vendas de obras de arte em forma de tokens não fungíveis (NFTs) e como elas impactam os mundos das artes.
This paper examines how art in new media positions itself in relation to art worlds, based on considerations of texts by Manovich, as well as Scrivener and Clements, who have revisited Becker's concepts of art worlds. Subsequently, it discusses the expansion of these worlds/spaces and how new forms of dissemination, attribution, and commercialization characterize the early decades of the 21st century, creating a favorable scenario for artists' activities and experimentation, opening up new perspectives. Finally, it presents brief considerations on the recent success of sales of artworks in the form of non-fungible tokens (NFTs) and how they impact the art worlds.