Este texto visa comentar o artigo de Marcela Oliveira, “Escrever a palavra fim; cem anos da morte de Proust”, destacando os aspectos da leitura deleuziana da Recherche mobilizados por Marcela. Além de retomar o problema da unidade de uma obra de arte em sua relação com o estilo, da importância e configuração da temporalidade em Proust e da relação dos signos com o aprendizado temporal que é a matéria mesma do romance em questão, procuro indicar o motivo do interesse de filósofos de diferentes tendências pela literatura de Proust, partindo do caso de Deleuze.
This text aims to comment on the article by Marcela Oliveira, “Escrever a palavra fim; cem anos da morte de Proust", highlighting the aspects of Deleuzian reading of the Recherche mobilized by Marcela. In addition to resuming the problem of the unity of a work of art in its relationship with style, the importance and configuration of temporality in Proust and the relationship of signs with temporal learning that is the very material constitution of the novel in question, I try to indicate the reason of the interest of philosophers of different tendencies in Proust's literature, starting from the case of Deleuze.