Diálogos: Ocidente e Oriente, crítica e arte, teatro e pandemia
Pedro Duarte de Andrade
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Rio de Janeiro (RJ)
DUARTE DE ANDRADE, Pedro. “Diálogos: Ocidente e Oriente, crítica e arte, teatro e pandemia”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 17, n° 32 (jan-jun/2023), p. 98-112.
Aprovado: 22/04/2023 · Publicado: 30/06/2023
Diálogos: Ocidente e Oriente, crítica e arte, teatro e pandemia

O ensaio analisa desafios da forma do diálogo, cara à filosofia desde Platão até Heidegger, para relacionar diferenças: entre culturas, como o Ocidente e o Oriente; entre atividades, como crítica e arte; entre experiências e situações, como o teatro e a pandemia. Essa análise segue o fio condutor de um comentário ao texto de Patrick Pessoa “Nova conversa entre um ator japonês e um crítico brasileiro”, de 2021, no qual as diferenças acima são incorporadas e debatidas também através da diferença entre os trabalhos dos interlocutores. Busca-se, assim, destacar a especificidade da forma dialógica no texto de Patrick Pessoa e como ela singulariza – em comparação com o texto “De uma conversa sobre a linguagem entre um japonês e um pensador”, que Heidegger escreveu nos anos 1950 – os temas de que trata, incluindo a situação do teatro diante da pandemia de Covid-19 que, entre 2020 e 2022, perdeu a realidade da presença compartilhada no mesmo espaço e no mesmo tempo, tornando-se virtual.

Palavras-chave:
conversa; diferença; arte
Dialogues: West and East, Criticism and Art, Theater and Pandemics

The essay analyzes the challenges of the dialogue form – dear to philosophy from Plato to Heidegger – to relate differences: between cultures, such as the West and the East; between activities, such as criticism and art; between experiences and situations, such as theater and the pandemic. This analysis follows the thread of a commentary on Patrick Pessoa’s text “New conversation between a Japanese actor and a Brazilian critic”, from 2021, in which the above differences are incorporated and discussed also through the difference between the works of the interlocutors. Thus, we seek to highlight the specificity of the dialogical form in Patrick Pessoa's text and how it singularizes – in comparison with the text “From a conversation about language between a Japanese and a thinker”, which Heidegger wrote in the 1950s – the themes it deals with, including the situation of theater in face of the Covid-19 pandemic, when it lost the reality of shared presence in the same space and at the same time, becoming a virtual experience between 2020 and 2022.

Keywords:
conversation; difference; art