“O que emergiu pode afundar”: recuperando o mundo perdido
Anderson Bogéa
Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
Paranavaí (PR)
BOGÉA, Anderson. “‘O que emergiu pode afundar’: recuperando o mundo perdido ”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 17, n° 32 (jan-jun/2023), p. 317-345.
Aprovado: 23/05/2023 · Publicado: 30/06/2023
“O que emergiu pode afundar”: recuperando o mundo perdido

Este é um diálogo com o texto de Guilherme Foscolo, “Fábrica de hiperstição: ou sobre como perdemos o mundo”. Tanto o texto de Foscolo quanto este comentário foram apresentados, originalmente, no XI Encontro do GT de Estética, que ocorreu no Museu de Arte da Bahia (Salvador – BA), entre os dias 13, 14 e 15 de junho de 2022. Em uma tentativa de decifrar os caminhos teóricos trilhados por Foscolo, este ensaio busca ao mesmo tempo atualizar a situação tensa de flerte com o fascismo em nosso cenário político nacional, dada toda a efervescência política entre o último ano de governo do ex-presidente e atual conjuntura com o presidente Lula empossado em seu terceiro mandato. O contexto dos últimos quatro anos foi marcado pela produção ficcional de realidades com o propósito de desorientação e cooptação das massas. O objetivo principal, aqui, é o de apontar para a compreensão das técnicas de reprodução atuais como uma estratégia para dominar a narrativa que conduz ao processo de politização, secando a fonte de retroalimentação dos sistemas fascistas hipersticiosos, caracterizado por um nefasto esquema retórico.

Palavras-chave:
hiperstição; memes; estética; fake news; tecnopolítica
"What Has Risen May Sink": Recovering the Lost World

This is a dialogue with the text by Guilherme Foscolo, “Factory of hyperstition: or about how we lost the world”. Both Foscolo's text and this commentary were originally presented at the XI Meeting of the Aesthetics GT, which took place at the Museu de Arte da Bahia (Salvador – BA), between June 13th, 14th and 15th, 2022. Aiming to decipher the theoretical paths trodden by Foscolo, this essay seeks at the same time to update the tense situation of flirting with fascism in our national political scene, given all the political effervescence between the last year of the former president's government and the current situation with President Lula sworn in for his third term. The context of the last four years was marked by the fictional production of realities with the purpose of disorienting and co-opting the masses. The main objective here is to point to the understanding of current reproduction techniques as a strategy to dominate the narrative that leads to the process of politicization, drying up the feedback source of hyperstitious fascist systems, characterized by a nefarious rhetorical scheme.

Keywords:
hyperstition; memes; aesthetics; fake news; technopolitics