Metafísica, sonhos e ficção: Kant e os espectros
Walter Menon
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Belo Horizonte (MG)
MENON, Walter. “Metafísica, sonhos e ficção: Kant e os espectros”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 17, n° 32 (jan-jun/2023), p. 220-260.
Aprovado: 26/05/2023 · Publicado: 30/06/2023
Metafísica, sonhos e ficção: Kant e os espectros

O presente artigo tem por objetivo apresentar em linhas gerais o desenvolvimento da teoria dos espíritos empreendida por Kant no texto Os sonhos de um visionário explicados pelos sonhos da metafísica, publicado em 1766, com suas consequências epistêmicas. O ponto central é o esquema óptico do qual Kant lança mão para explicar os fenômenos de comunicação com os espíritos e sua relação com o esquema mesmo da percepção visual, bem como dos aparelhos de projeção espectrais usados em espetáculos e seances espíritas. Nossa hipótese é que o texto kantiano faz parte, por seu estilo e tema, da vaga de publicações sobre visionários, aparições e espetáculos fantasmagóricos, que ganha volume a partir dos últimos decênios do século dezoito e se torna uma epidemia no século seguinte, dando início ao que mais tarde Adorno e Horkheimer chamarão de indústria cultural. Além disso, tendo em vista a centralidade que o regime onírico tem para o realismo capitalista nos termos de Mike Fischer, não é menos provável que neste se dê a continuidade estrutural do esquema kantiano e suas consequências espectrais.  

Palavras-chave:
Kant; metafísica; espíritos; sonho; aparições; espetáculo
Metaphysics, Dreams and Fiction: Kant and the Specters

This article aims to present in general lines the development of the theory of spirits undertaken by Kant in the text The Dreams of a Visionary Explained by the Dreams of Metaphysics, published in 1766, with its epistemic consequences. The central point is the optical scheme that Kant uses to explain the phenomena of communication with spirits and its relationship with the scheme of visual perception itself, as well as the spectral projection devices used in spiritism shows and seances. Our hypothesis is that the Kantian text is part, due to its style and theme, of the wave of publications on visionaries, apparitions and phantasmagorical spectacles, which gained volume from the last decades of the eighteenth century and became an epidemic in the following century, giving rise to what Adorno and Horkheimer would later call cultural industry. Furthermore, in view of the centrality that the oneiric regime has for capitalist realism in Mike Fischer's terms, it is no less probable that in it, the structural continuity of the Kantian scheme and its spectral consequences will occur.

Keywords:
Kant; metaphysics; spirits; dream; apparitions; spectacle