Este artigo é uma tentativa de análise do GFP Bunny, bio-arte do artista plástico brasileiro Eduardo Kac, entendida aqui como uma obra de arte paradigmática da contemporaneidade, a partir de alguns conceitos provenientes da Estética de Kant, sobretudo daquelas noções que iluminam as antiquíssimas relações que a arte mantém com a natureza, dentre as quais irei destacar a teoria do gênio. O trabalho inclui uma longa “Nota Metodológica” que pretendeu, pelo menos, iniciar, sem chegar a qualquer solução, a discussão sobre a vigência (ou não) atual do par arte/natureza para pensar o problema.
This paper is an attempt to analyze the GFP Bunny, bio-art by the Brazilian artist Eduardo Kac, understood here as a paradigmatic contemporary work of art, based on some concepts from Kant's Aesthetics, especially those notions which shed light on the very ancient relationships that art maintains with nature, among which I will highlight the theory of genius. The paper includes a long “Methodological Note” that intended, at least, to initiate, without reaching any solution, the discussion about the current validity (or not) of the pair art/nature to think about the problem.