Este texto, num primeiro momento, reconstitui os argumentos centrais do ensaio de Luis Inácio Oliveira Costa, O nascimento da literatura policial e o espectador moderno – Algumas considerações a partir de Walter Benjamin. Num segundo momento, busca algumas referências mais distantes do tema do romance policial na obra de Benjamin, no sentido de alargar a discussão proposta pelo autor em torno do romance policial. Nesse sentido, busca mostrar em que medida seria possível estabelecer uma relação entre o gênero do romance policial, tal como exposto por Benjamin, com o conceito do romance épico, no sentido que lhe atribui Alfred Döblin, bem como com a concepção de teatro épico, pensada por Brecht. Por fim, o texto alude ao projeto comum de Benjamin e Brecht de escrever um romance policial.
This text, at first, reconstitutes the central arguments of the essay by Luis Inácio Oliveira Costa, The birth of police literature and the modern spectator – Some considerations from Walter Benjamin. In a second moment, it seeks some more distant references from the crime novel theme in Benjamin's work, in order to broaden the discussion proposed by the author around the detective novel. In this sense, it seeks to show to what extent it would be possible to establish a relationship between the detective novel genre, as exposed by Benjamin, with the concept of the epic novel, in the sense attributed to it by Alfred Döblin, as well as with the concept of epic theater, thought by Brecht. Finally, the text alludes to the common project of Benjamin and Brecht to write a detective novel.