"Praticamente tudo é um ato de inserção": Entrevista com Cildo Meireles
Otavio Leonidio
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Rio de Janeiro (RJ)
Manuela Müller
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Rio de Janeiro (RJ)
LEONIDIO, Otavio; MÜLLER, Manuela. “"Praticamente tudo é um ato de inserção": Entrevista com Cildo Meireles”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 16, n° 30 (jan-jun/2022), p. 29-55.
Aprovado: 02/08/2022 · Publicado: 28/08/2022
"Praticamente tudo é um ato de inserção": Entrevista com Cildo Meireles

Nesta entrevista inédita, realizada no ateliê do artista, no Rio de Janeiro, em 11 de abril de 2022, Cildo Meireles fala do começo da carreira em Brasília, durante o regime militar; da pressão que Neoconcretismo e Pop Art exerceram sobre sua geração; da reformulação que buscou fazer da noção de ready-made; da ideia de gueto, central em sua obra; da participação na célebre exposição Information, no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1970; do impasse vivido depois de fazer suas celebradas Inserções em Circuitos Ideológicos; e dos anos passados nos Estados Unidos, ao longo dos quais se manteve deliberadamente distante do mundo da arte, trabalhando, como diz aqui, “para pagar as contas e comer”.

Palavras-chave:
Cildo Meireles; inserção; circuito; gueto
"Almost everything is an act of insertion": Interview with Cildo Meireles

In this unpublished interview, held at the artist's studio, in Rio de Janeiro, Brazil, on April 11, 2022, Cildo Meireles talks about the beginning of his career in Brasília, during the military regime; the pressure that Neoconcretism and Pop Art yielded upon his generation; the reformulation he sought to make on Duchamp’s notion of the ready-made; his conception of “the ghetto”, which is central to his work; his participation in the famous exhibition Information, held at the MoMA, in 1970; the dilemma he found himself into after making his highly celebrated Insertions in Ideological Circuits; and, finally, the years he spent in the United States, during which he deliberately kept himself away from the art world, working, as he says here, just “to pay the bills and eat”.

Keywords:
Cildo Meireles; insertion; circuit; guetto