Utupë: A imaginação conceitual de Davi Kopenawa
Marco Antonio Valentim
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Curitiba (PR)
VALENTIM, Marco Antonio. “Utupë: A imaginação conceitual de Davi Kopenawa”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 13, n° 24 (jan-jun/2019), p. 193-216.
Aprovado: 04/02/2019 · Publicado: 30/06/2019
Utupë: A imaginação conceitual de Davi Kopenawa

Pretendo oferecer uma interpretação do conceito yanomami de imagem tendo por foco sua exegese xamânica por Davi Kopenawa em A queda do céu. Para tanto, proponho três níveis sucessivos de consideração: uma exposição do conceito de imagem; a interpretação da imagem como forma espectral; uma comparação, de significado político, da conceitualidade xamânica com outras imagens filosóficas do conceito. Veremos que o conceito incorporado por Kopenawa implica uma modalidade inteiramente outra de imaginação conceitual, “outro modo de criação de conceitos que não o ‘filosófico’, no sentido histórico-acadêmico do termo” (Viveiros de Castro). Afinal, a ontocosmologia em questão é, sobretudo, “uma experiência corporal dos xamãs” (Albert).

Palavras-chave:
imagem; conceito; espectro; xamanismo; política
Utupë: Davi Kopenawa's Conceptual Image

I intend to offer an interpretation of the yanomami concept of image focused on its shamanic exegesis provided by Davi Kopenawa in The Falling Sky. In order to do so, I propose three successive levels of consideration: an exposition of the concept of image; the interpretation of image as spectral form; a comparison, with political meaning, between shamanic conceptuality and other philosophical images of concept. We shall see that the concept embodied by Kopenawa implies an entirely other modality of conceptual imagination, “another way of creating concepts than the ‘philosophical’, in the historical-academic sense of the term” (Viveiros de Castro). After all, the ontocosmology at stake is mainly “a bodily experience of the shamans” (Albert).

Keywords:
image; concept; spectre; shamanism; politics