Foto-grafia e desconstrução
Alice Mara Serra
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Belo Horizonte (MG)
MARA SERRA, Alice. “Foto-grafia e desconstrução ”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 11, n° 20 (jan-jun/2017), p. 31-49.
Aprovado: 12/03/2017 · Publicado: 29/06/2017
Foto-grafia e desconstrução

Este texto parte da desconstrução do visível, inscrita em textos de Jacques Derrida. Na fotografia, a visibilidade do que aparece vincula-se às noções de perspectiva e enquadramento, que evocam a centralidade do olhar de quem fotografa em relação à cena captada. Mostrar-se-á como essas noções deixam-se desconstruir pelos sentidos atribuídos por Derrida à foto-grafia, ao ressaltar o termo -grafia e suas implicações quanto à mostração da imagem. Será proposta uma aproximação entre o quase-conceito defoto-grafia(Derrida) e o que Borges denomina de objetos ur, indicando como ambos os autores questionam determinações ontológicas da imagem fotográfica. Por sua vez, a suposta primazia do instante, como se a fotografia atasse as temporalidades de quem fotografa e daquilo que é fotografado, também se deixa desconstruir, como se ressaltará na dialética entre instante, espera e expectativa. Tais abordagens possibilitarão pensar, por fim, espaçamentos da fotografia contemporânea, a partir do trabalho de Miguel Rio Branco.

Palavras-chave:
fotografia; tempo; Derrida; Borges; Miguel Rio Branco
Photo-graphy and deconstruction

This text starts from the deconstruction of the visible, inscribed in texts of Jacques Derrida. In the photograph, the visibility of what appears is linked to the notions of perspective and framing, which evoke the centrality of the photographer's gaze in relation to the captured scene. It will be shown how these notions are deconstructed by Derrida's senses of photo-graphy, by emphasizing the term -graphy and its implications for the image’s presentation. An approximation between the quasi-concept of photo-graphy (Derrida) and what Borges denominates ur objects is proposed, indicating how both authors calls into question ontological determinations of the photographic image. The supposed primacy of the moment, as if the photography joins the temporalities of who photographs and of what is photographed, can also be deconstructed, as will be emphasized in the dialectic between instant, wait (espera) and expectation. Such approaches will enable to think, finally, of the spacings of contemporary photography, based on the photographical work of Miguel Rio Branco.

Keywords:
photograpny; time; Derrida; Borges; Miguel Rio Branco