perfilexpedientepolíticas editoriaisética e boas práticasguiassubmissões
 
Conteúdo
Escopo das publicações
Estrutura do periódico
Seleção de artigos
Política de privacidade
Direitos autorais
Política de acesso aberto
Política de armazenamento
Plágio
Taxas e encargos





Escopo das publicações
Viso: Cadernos de estética aplicada é um periódico acadêmico semestral sobre estética e filosofia da arte consagrado à abordagem de temas tradicionais nessa disciplina, desde que abordados a partir de análises de objetos de arte concretos. A revista publica também sessões especiais dedicadas a problemas específicos, bem como resenhas e traduções.

O periódico tem por público alvo estudantes, pesquisadores e demais interessados em estética e áreas afins. Embora o Conselho Editorial seja formado, primordialmente, por pesquisadores de filosofia, podem ser publicados artigos de quaisquer áreas, desde que o texto seja considerado compatível com o perfil editorial da revista.

Podem enviar textos para publicação alunos regularmente inscritos em programas de pós-graduação, assim como pesquisadores com o grau de mestre ou superior. Os artigos submetidos para a seção principal da revista devem ser inéditos, isto é, não devem ter sido publicados em outros periódicos no momento do lançamento da edição.

Estrutura do periódico
Viso: Cadernos de estética aplicada publica, em sua seção principal, artigos gerais sobre estética que proponham a abordagem de problemas tradicionais dessa disciplina a partir de análises de objetos estéticos concretos. Os trabalhos são selecionados pelo Conselho Editorial segundo o sistema de peer review. Textos enviados para essa seção devem ser inéditos, ou seja, não devem já ter sido publicados ou submetidos para publicação em outros periódicos.

A revista contém ainda seções especiais consagradas a temas ou questões relevantes para o debate estético. Entre elas destacam-se: “Atualidades”, onde são publicados artigos que tratem de temas recentes em estética e áreas afins; “História da estética”, dedicada a uma abordagem sistemática de autores ou temas tradicionalmente ligados ao debate a respeito da estética em certos períodos históricos; e “Polêmica”, onde se requer dos autores um posicionamento claro a respeito das questões que pretendam expor. Viso: Cadernos de estética aplicada publica ainda traduções e resenhas.

Os artigos que integram as seções especiais da revista são escolhidos diretamente pelos editores, os quais podem recorrer, quando julgarem necessário, a membros do Conselho Editorial para fins de orientação informal. Os editores reservam-se o direito de aumentar ou diminuir o número de seções especiais, bem como alterar as suas características, de acordo com os textos submetidos para cada edição. Caso julguem apropriado, os editores poderão remanejar – com o consentimento do autor – textos originalmente submetidos para publicação na seção principal para uma das seções especiais.

Viso: Cadernos de estética aplicada publica também, ocasionalmente, números especiais com os resultados de eventos acadêmicos ou articulados em torno de temas específicos. Esses números podem ser organizados por editores convidados.

Seleção de artigos
Artigos publicados na seção principal são selecionados pelo sistema de double blind peer review, o que significa que a identidade dos autores não é revelada aos pareceristas, nem a dos pareceristas aos autores. Se existentes, quaisquer informações sobre a autoria são removidas dos textos antes de iniciar-se o processo de seleção. Os pareceristas não podem avaliar textos se conhecem, ou supõem que conhecem, os autores.

Os textos são enviados, sem indicações de autoria, inicialmente a dois pareceristas. Cada parecerista informa se o trabalho (a) deve ser publicado; (b) não deve ser publicado; (c) deve ser publicado sob a condição de o autor realizar alterações. Em caso de divergência, um terceiro parecerista é consultado.

Os pareceres referentes a artigos rejeitados ou aprovados condicionalmente são disponibilizados para os autores em arquivo formato PDF, através da área apropriada deste site, sem que seja divulgada a identidade dos pareceristas. Trabalhos aprovados condicionalmente só serão publicados caso os autores realizem as modificações solicitadas.

Trabalhos aprovados são publicados na edição da revista subsequente à data da aprovação, ou na seguinte caso esta já esteja em fase final de preparação. Os editores reservam-se o direito de realizar modificações de pequena ordem nos artigos aceitos para publicação, com o propósito de corrigir erros e/ou adequar os textos aos padrões empregados na revista.

Os editores reservam-se o direito de recusar artigos que julgarem incompatíveis com o perfil editorial da revista. Textos desta natureza submetidos para publicação na seção principal não serão enviados para avaliação pelo Conselho Editorial.

Os artigos que integram as seções especiais da revista são escolhidos diretamente pelos editores, os quais podem recorrer, quando julgarem necessário, a membros do Conselho Editorial para fins de orientação informal. Interessados em publicar nestas seções devem entrar em contato diretamente com os editores.

Política de privacidade
Viso: Cadernos de estética aplicada compromete-se a proteger privacidade do visitante do website, suas submissões de artigos e pareceres recebidos. Esse website não coleta informações individuais ou endereços eletrônicos sem o conhecimento do visitante. Dados estatísticos sobre a visitação do website podem ser divulgados, mas nunca incluem informações individuais.

Esse website coleta informações individuais durante o processo de registro de usuários. As informações fornecidas são utilizadas exclusivamente por Viso: Cadernos de estética aplicada para o processamento de submissões e envio de boletins eletrônicos e não serão divulgadas, vendidas, alugadas ou fornecidas gratuitamente a nenhuma outra instituição. Os usuários podem solicitar, a qualquer momento, o envio de seus dados armazenados no website.

Viso: Cadernos de estética aplicada envia periodicamente boletins eletrônicos divulgando novas funcionalidades do website, bem como o lançamento de números. O envio pode ser cancelado a qualquer momento pelo usuário através do link disponível no final de cada mensagem.

Cookies são sequências de texto armazenadas no browser do usuário que permitem guardar informações acerca de sua experiência no website. Viso: Cadernos de estética aplicada faz um uso limitado dessa funcionalidade, apenas para o fim de manter, durante uma mesma visita, escolhas realizadas pelo usuário ao longo da navegação. Caso não deseje que sejam armazenados cookies, você pode desabilitar o uso dessa funcionalidade em seu browser. A consulta ao conteúdo da revista permanecerá disponível, mas algumas áreas do site, tais como o envio de submissões ou a escolha do idioma, deixarão de funcionar.

Direitos autorais
Ao publicarem em Viso: Cadernos de estética aplicada, os autores retêm os direitos autorais sobre os seus textos e concedem ao periódico o direito não-exclusivo de publicação sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC). Os termos dessa licença implicam que:

1. Exceto para fins comerciais, é permitido, sem autorização prévia, copiar e redistribuir o material em qualquer formato ou meio, bem como remixá-lo, transformá-lo ou criar a partir dele, desde que seja dado o devido crédito e indicada a licença sob a qual ele foi originalmente publicado.

2. Os autores retêm os direitos autorais e os direitos de publicação irrestritos sobre suas obras.

3. Os termos da licença CC BY-NC aplicam-se apenas ao direito de publicação não-exclusivo concedido a esse periódico. Logo, os autores podem estabelecer contratos para cessão de direitos de publicação de obras originalmente publicadas em Viso: Cadernos de estética aplicada, inclusive para fins comerciais, sem necessidade de autorização dos editores.

Política de acesso aberto
Viso: Cadernos de estética aplicada é um periódico de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível livremente e sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir ou linkar para o texto completo dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim legal, sem solicitar autorização prévia dos editores ou autores. Essa política está de acordo com a definição de acesso aberto estabelecida pela “Budapest Open Access Initiative” (BOAI).

Política de armazenamento
Em conformidade com nossa Política de acesso aberto, é permitido aos autores armazenar sem restrições em repositórios institucionais os seus textos publicados em Viso: Cadernos de estética aplicada. Essa cláusula se aplica às versões pré-print, pós-print e final (PDF publicado). Se a versão armazenada não for a final, os autores devem mencionar o fato de que o texto foi enviado ou aceito para publicação na revista.

Política de plágio
O conceito de “plágio” se aplica a duas situações distintas: (a) a utilização, sem o devido crédito, de ideias ou trechos de obras desenvolvidos por terceiros; (b) a reutilização, sem o devido crédito, de ideias ou trechos de obras desenvolvidos pelo próprio autor e já publicados (“autoplágio” ou “republicação”). Os editores de Viso: Cadernos de estética aplicada consideram a prática do plágio, sob qualquer forma, um indicador de má qualidade editorial. Medidas são, portanto, tomadas para prevenir e remediar incidentes dessa natureza.

Todas as submissões enviadas para Viso: Cadernos de estética aplicada são verificadas por meio de softwares de detecção tais como Plagium e CopySpider. Se houver a suspeita de um incidente de plágio, o processo de avaliação é interrompido e o autor é convidado a prestar esclarecimentos. O texto só é encaminhado para o Conselho Editorial após terem sido sanados todos os problemas que surgirem nessa etapa.

No caso de suspeita de plágio após a publicação, um processo de investigação é iniciado pelos editores, com a participação do autor. O resultado dessa investigação pode determinar a retratação do texto, caso não seja possível estabelecer os devidos créditos.

Ao enviar um artigo para publicação, o autor declara para todos os fins, inclusive legais, ser o legítimo criador do texto enviado, o qual é baseado em seu próprio trabalho, exceto indicação em contrário. Em hipótese alguma a revista será responsabilizada por violações de direitos autorais decorrentes da não observância desta cláusula.

Taxas e encargos
Viso: Cadernos de estética aplicada não cobra taxas ou encargos de autores para submeter, processar ou publicar artigos. 

última ediçãoedições anterioresbusca de artigossobre este sitefale conosco
português english