perfilexpedientepolíticas editoriaisética e boas práticasguiassubmissões
 
Conteúdo
Como realizar uma submissão
Cadastro de usuário
Guia de estilo





Como realizar uma submissão
Para submeter artigos para publicação é necessário possuir uma conta de usuário registrada no site. O cadastro é gratuito e as informações fornecidas são protegidas de acordo com nossa Política de Privacidade.

Usuários cadastrados têm acesso a uma área privada onde é possível alterar dados pessoais e acompanhar o andamento de submissões. Os pareceres referentes a artigos rejeitados ou aprovados condicionalmente também podem ser consultados nesta área.

Para realizar uma submissão, você deve ser aluno regularmente inscrito em programa de pós-graduação ou pesquisador com o grau de mestre ou superior. Artigos submetidos para a seção principal devem ser também inéditos, isto é, não devem ter sido publicados em outros periódicos no momento do lançamento da edição.

A seção principal da revista opera com sistema de chamada permanente: textos podem ser submetidos para publicação a qualquer instante, através da área apropriada deste site. Antes de enviar o seu trabalho, leia atentamente as nossas Políticas editoriais, e certifique-se de que o arquivo enviado encontra-se formatado adequadamente, conforme o nosso Guia de estilo.

Cadastro de usuário
Para submeter artigos para publicação, é necessário possuir uma conta de usuário registrada no site. O cadastro é gratuito; ele visa a tornar mais eficiente a comunicação com os editores e preservar a privacidade dos autores. Além disso, usuários cadastrados podem receber, se assim o desejarem, boletins periódicos com informações sobre os novos números da revista.

Viso: Cadernos de estética aplicada não compartilha dados de usuários sem o seu prévio consentimento, conforme nossa Política de Privacidade. O conteúdo integral de Viso: Cadernos de estética aplicada pode ser acessado sem qualquer registro. O cadastro é necessário apenas para a realização de submissões.

Guia de estilo
Ao submeter artigos para publicação na seção principal de Viso: Cadernos de estética aplicada, por favor respeite a formatação de estilo, conforme indicado a seguir.

1. Os artigos devem ser enviados para publicação em arquivo de texto padrão Microsoft Word ou Open Document (doc, docx, odt). Submissões de arquivos de tipos diferentes (pdf, imagens, sons, etc.) serão automaticamente canceladas.
2. O texto deve conter entre 10 e 20 páginas, tamanho A4, com margem de 2,5cm em todos os lados. Para publicar textos maiores entre em contato direto com os editores.
3. Utilizar fonte “Times New Roman”, parágrafos justificados e espaçamento 1,5. Para o corpo do texto, utilizar tamanho 12; para citações longas, tamanho 11 e recuo de 4cm à esquerda; para notas, tamanho 10.
4. Utilizar apenas notas de rodapé, e não notas de fim.
5. Ao utilizar citações, a referência bibliográfica completa deve ser incluída em nota de rodapé. Não empregar referências curtas, estilo Chicago, no corpo do texto ou nas notas de rodapé. Não incluir uma seção de “Obras citadas” ao final do texto.
6. Quando julgar necessário, o autor pode incluir uma seção para “Bibliografia complementar” ao final do artigo. Neste caso, não devem constar as obras já citadas em notas ao longo do texto.
7. Seguir os seguintes modelos para referências bibliográficas:

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou Helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 22.

WOODRUFF, P. “Aristotle on Mimesis”. In: RORTY, A. O. (org.) Essays on Aristotle’s Poetics. Princeton: Princeton University, 1992.

8. Para referências a obras já citadas, podem ser empregadas as seguintes expressões:

NIETZSCHE, F. Op. cit., p. 22.
(para a última obra citada deste autor)

Idem. O nascimento da tragédia ou Helenismo e pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2003, p. 22.
(quando o autor citado na nota imediatamente anterior é o mesmo, mas a obra é diferente)

Ibidem, p. 22.
(quando a obra citada na nota imediatamente anterior é a mesma, assim como o seu autor)

9. O texto não deve conter caracteres de alfabetos não latinos. O autor deve transliterar citações em idiomas que contenham tais caracteres.
 

última ediçãoedições anterioresbusca de artigossobre este sitefale conosco
português english