CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA
N°
15
ISSN 1981-4062
perfil
expediente
políticas editoriais
ética & boas práticas
guias
submissões
editorial
artigos
Filósofos Perversos
e Inúteis:
o desafio de Adimanto
e a comédia aristofânica
Luisa Buarque
Em defesa do cômico na contenda entre
Platão e Aristófanes
Carla Francalanci
De Sócrates a Sócrates:
as formas do drama
entre Platão e Aristófanes
Alexandre Costa
Pina 3D e a
força sensível do cinema
Vladimir Vieira
Sobre a realidade
aumentada do cinema
de Wim Wenders:
um debate com
Vladimir Vieira
Márcia Gonçalves
Muito além do 3D:
sobre a verdade apresentacional
da imagem cinematográfica
Patrick Pessoa
Diagrama e catástrofe: Deleuze e a produção de imagens pictóricas
Cíntia Vieira da Silva
Pintar e pensar as forças:
a criação em pintura
e em filosofia
segundo Deleuze
Mariana de Toledo Barbosa
A mosca e a panela:
as formas da morte
em A Montanha mágica
Pedro Caldas
A montanha mágica como romance de formação
Luciano Gatti
Uma paródia do
mundo dos mortos
Pedro Süssekind
O paradoxo sublime
ou a alforria da arte
Virginia Figueiredo
Sobre Heidegger e a desestetização da arte
Luiz Camillo Osório
Heidegger, Benjamin
e a obra de arte
como experiência
Bernardo Oliveira
Eternidade frágil:
tempo existencial
e abstração
Marco Antonio Casanova
Ilhas perdidas:
algumas considerações
sobre o capítulo
“Entre o mar e o continente”,
de Marco Antonio Casanova
Fernando Barros
Temporalidade e arte:
a eternidade frágil
de Casanova
Pedro Duarte
Sobre o interesse sentimental para o ingênuo em Schiller a partir de uma nota sobre Kant
Giorgia Cecchinato
Schiller e a insuficiência constitutiva do ingênuo
Verlaine Freitas
O sujeito está na arte
Tania Rivera
Dois cubos e um analista: figuras do objeto segundo Tania Rivera ou a questão do sujeito na arte contemporânea
Cláudio Oliveira
Liberdade, identidade
e política
na arte contemporânea:
um diálogo com Danto
Bruno Guimarães
Sobre “arte pós-histórica”, globalização seletiva
e “gambiarras”
Rodrigo Duarte
Comentário sobre a esperança em
O homem unidimensional,
de Herbert Marcuse
Imaculada Kangussu