Purity is a Myth: A Sympoietic Proposal for Authorship in the Arts
Debora Pazetto
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Florianopolis, Brazil
PAZETTO, Debora. “A pureza é um mito: Uma proposta simpoiética para a autoria nas artes”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 15, n° 29 (jul-dec/2021), p. 182-203.
Accepted: 12/23/2021 · Published: 01/30/2022
A pureza é um mito: Uma proposta simpoiética para a autoria nas artes

Partindo de uma problematização da autoria do Parangolé e da noção de autoria coletiva apresentada por Rodrigo Duarte nas Teses sobre a estetosfera, investigo uma proposta filosófica para a autoria artística que desvia do modelo individualista da autoria moderna ocidental, o qual considero alinhado com concepções capitalistas e puristas do processo criativo. Donna Haraway desenvolve um modelo simpoiético para descrever projetos locais, situados, que misturam técnicas, espécies, métodos, grupos, histórias e configurações socioculturais no interesse de reabilitações ou ressurgências parciais em um planeta danificado. Neste ensaio, proponho que o modelo simpoiético é mais potente para compreender práticas artísticas orientadas por criações coletivas e trocas de saberes. 

Palavras-chave:
autoria; Hélio Oiticica; Donna Haraway; arte contemporânea; descolonização
Purity is a Myth: A Sympoietic Proposal for Authorship in the Arts

Starting from a problematization of the authorship of the Parangolé and the notion of collective authorship presented by Rodrigo Duarte in his Theses on the Aesthetosphere, I investigate a philosophical proposal for artistic authorship that deviates from the individualist model of modern western authorship, which I consider aligned with capitalist and purist conceptions of the creative process. Donna Haraway develops a sympoietic model for describing situated projects that blend techniques, species, methods, groups, histories, and sociocultural configurations in the interest of rehabilitations or partial upwellings of our damaged planet. In this essay, I propose that the sympoietic model is more relevant to understand artistic practices guided by collective creations and knowledge exchange.

Keywords:
authorship; Hélio Oiticica; Donna Haraway; contemporary art; decolonization