Sublime and Painting: Between Time Sensation and Beauty Destruction
Sulamita Fonseca Lino
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Ouro Preto, Brazil
FONSECA LINO, Sulamita. “O sublime e a pintura: entre a sensação no tempo e a destruição da beleza”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 15, n° 28 (jan-jun/2021), p. 53-78.
Accepted: 06/28/2021 · Published: 08/15/2021
O sublime e a pintura: entre a sensação no tempo e a destruição da beleza

A pintura de Barnett Newman Vir heroïcus sublimis (1950) e seu texto The Sublime is Now (1950) foram referências para o debate sobre o sublime e pintura em autores como Lyotard, Danto e Saint Girons. Além disso, o pintor destaca sua leitura da obra de Burke.  Este trabalho pretende analisar, a partir do encontro de todas essas referências, como se deu a aproximação da pintura com o sublime no âmbito da filosofia.

Palavras-chave:
sublime; belo; pintura; elevação
Sublime and Painting: Between Time Sensation and Beauty Destruction

Barnett Newman’s painting Vir heroïcus sublimis (1950) and his text The Sublime is Now (1950) were references to a debate about sublime and painting in authors such Lyotard, Danto e Saint Girons. In addition, the painter writes show evidences that he was a Burke reader. This work considered those references for analyses the approach of painting and sublime in philosophy subject.

Keywords:
sublime; beauty; painting; elevation