Kleber Mendonça's Cinema in Three Steps: David against Goliath
Érico Andrade
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Recife, Brazil
ANDRADE, Érico. “O cinema de Kleber Mendonça em três tempos: Davi contra Golias”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 14, n° 26 (jan-jun/2020), p. 6-25.
Accepted: 05/13/2020 · Published: 07/04/2020
O cinema de Kleber Mendonça em três tempos: Davi contra Golias

O presente artigo tem como objetivo central apresentar o cinema de Kleber Mendonça Filho como uma compreensão radical do presente cujo foco repousa nas relações de opressão que atravessam a história do Brasil. Ele opera com um regime de historicidade presentista que toma a narrativa presentista como modo de lidar com o tempo e toma a própria disputa pela memória (tempo) como objeto principal de nossa experiência estética da história.

Palavras-chave:
tempo; narrativa; memória; opressão; cinema
Kleber Mendonça's Cinema in Three Steps: David against Goliath

I would like in this this paper to present Kleber Mendonça Filho's cinema as a radical understanding of the present whose focus rests on the relations of oppression that cross Brazil's history. It operates with a regime of historicity presentist that takes the presentist narrative as a way of dealing with time and takes the very dispute over memory (time) as the main object of our aesthetic experience of history.

Keywords:
time; narrative; memory; oppression; cinema