Adorno contra Heidegger: Coercitive Ontology of the Work of Art
Fernando Barros
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Fortaleza, Brazil
BARROS, Fernando. “Adorno contra Heidegger: ontologia coercitiva da obra de arte”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 10, n° 19 (jul-dec/2016), p. 29-47.
Accepted: 11/10/2016 · Published: 12/28/2016
Adorno contra Heidegger: ontologia coercitiva da obra de arte

O propósito geral do texto que se segue é analisar, a partir das interpretações de Adorno e Heidegger, o modo como concebem a ideia de arte e, em especial, o papel que a ontologia exerce em tal contexto. Ao passar em revista os pontos divergentes dessas duas visões acerca da atividade artística, torna-se possível avaliar o sentido e o alcance de seus respectivos projetos filosóficos.

Palavras-chave:
Adorno; Heidegger; obra de arte; ontologia; música; linguagem
Adorno contra Heidegger: Coercitive Ontology of the Work of Art

Considering the interpretations given by Adorno and Heidegger, the present text aims at analyzing how these two authors conceived the idea of art, and specially the role of ontology within this context. By scrutinizing the different points introduced by both views on artistic activity, it becomes possible to evaluate the meaning and the range of their philosophical projects.

Keywords:
Adorno; Heidegger; work of art; ontology; music; language