Memory, History and Narration: The Sky over Berlin or Wim Wenders, Walter Benjamin's Reader
Ernani Chaves
Universidade Federal do Para (UFPA)
Belem, Brazil
CHAVES, Ernani. “Memória, história e narração: O Céu sobre Berlim ou Wim Wenders, leitor de Walter Benjamin ”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 10, n° 18 (jan-jun/2016), p. 111-123.
Accepted: 04/30/2016 · Published: 07/03/2016
Memória, história e narração: O Céu sobre Berlim ou Wim Wenders, leitor de Walter Benjamin

O objetivo deste artigo é analisar a referência Walter Benjamin que se encontra no filme de Wim Wenders, O céu sobre Berlim, mais conhecido no Brasil por seu título traduzido do francês, As asas do desejo. Três temas benjaminianos, o da memória, o da história e o da narração estão presentes no filme, reunidos por uma outra temática, ou melhor, pela presença das figuras de anjos, protagonistas da história. Procura-se compreender a presença de Benjamin, seja por meio das referências explícitas e implícitas feitas a ele ou a temas de sua obra no filme, como também por uma rápida reconstrução da importância de Benjamin nas discussões sobre as relações entre cinema e política na Alemanha a partir da década de 1960, coincidindo com os estudos de Wenders na Escola de Cinema de Munique.

Palavras-chave:
história; mem´ória; narração; cinema
Memory, History and Narration: The Sky over Berlin or Wim Wenders, Walter Benjamin's Reader

The purpose of this article is to analyze the reference to Walter Benjamin in the Wim Wender's film, "The sky over Berlin", better known in Brazil for its title translated from French, "Wings of desire". Three of Benjamin’s themes, memory, history and narration are present in the film, assembled by another theme, or better, by the presence of figures of angels, protagonists of the story. Looking for understand the presence of Benjamin, either through explicit and implicit references made of him or the themes of his work in the film, as also for a quick reconstruction of the importance of Benjamin in the discussions on the relationship between cinema and politics in Germany from the early 1960, coinciding with the Wenders Film School in Munich.

Keywords:
history; memory; narration; cinema