To Narrate and to Know: Questions about the Relationship between Literature and Science
Cintia Vieira da Silva
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Ouro Preto, Brazil
VIEIRA DA SILVA, Cintia. “Narrar e saber: perguntas em torno da relação entre literatura e ciências”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 6, n° 11 (jan-jun/2012), p. 211-217.
Accepted: 06/18/2012 · Published: 07/09/2012
Narrar e saber: perguntas em torno da relação entre literatura e ciências

A noção de paradigma indiciário, criada por Carlo Ginzburg, reúne espécies de discurso distintas em um gênero comum em função do papel da narrativa em tais discursos científicos e literários. Diante de tal perspectiva, surgem algumas indagações, que o presente texto procura equacionar. Se narrativas históricas, literárias, psicanalíticas, paleontológicas, e assim por diante, operam segundo o paradigma indiciário, não caberia insistir no que permite distinguir tais formas narrativas? O paradigma indiciário favorece o estabelecimento de relações não hierárquicas entre literatura e ciências? Por fim, será que tal paradigma seria enriquecido caso, às virtudes da caça, pudesse acrescentar aquelas da coleta?

Palavras-chave:
ciências; indiciário; literatura; narrativa
To Narrate and to Know: Questions about the Relationship between Literature and Science

The notion of evidentiary paradigm, created by Carlo Ginzburg, joins different kinds of discourse in a common genre due to the common role of narration in science and literature. From this point of view, there are some questions that this paper seeks to elaborate. If historical narratives, literary, psychoanalytic, paleontological, and so on, operate under the evidentiary paradigm, shouldn't we insist on distinguishing such narrative forms? Does the evidentiary paradigm favor the establishment of nonhierarchical relations between literature and science? Finally, could this paradigm be enriched if we could incorporate, to the virtues of the hunting, those of the collecting?

Keywords:
science; evidentiary; literature; perspectives; differences