Brecht et Benjamin: Learning Play and Experimantal Order
Jeanne-Marie Gagnebin
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Sao Paulo, Brazil
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. “Brecht e Benjamin: peça de aprendizagem e ordenamento experimental”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 6, n° 11 (jan-jun/2012), p. 145-151.
Accepted: 08/27/2012 · Published: 07/09/2012
Brecht e Benjamin: peça de aprendizagem e ordenamento experimental

A partir de uma breve definição das condições de possibilidade do “Lehrstück” (peça de aprendizagem) brechtiano, são apresentados os conceitos de exercício (“Übung”), de ordenamento experimental (“Versuchsanordnung”) e de espaço de jogo (“Spielraum”) na teoria do teatro épico de Walter Benjamin, conceitos essenciais para sua tentativa de reformulação de uma estética materialista contemporânea.

Palavras-chave:
Brecht; Benjamin; peça de aprendizagem
Brecht et Benjamin: Learning Play and Experimantal Order

Based on a brief definition of the conditions of possibility of Brecht's “Lehrstück” (learning play), we develop the concepts of exercise (“Übung”), experimental ordering (“Versuchsanordnung”) and play space (“Spielraum”) in Walter Benjamin's epic theater theory, which are essential concepts for his attempt to reformulate contemporary materialistic aesthetics. 

Keywords:
Brecht; Benjamin; learning play