A ópera a que assistimos: um estudo de caso
Claudio Reis Vieira

REIS VIEIRA, Claudio. “A ópera a que assistimos: um estudo de caso”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 4, n° 8 (jan-jun/2010), p. 10-22.
Aprovado: 04/03/2010 · Publicado: 10/07/2010
A ópera a que assistimos: um estudo de caso

Esse artigo discute as relações de produção que caracterizam as montagens operísticas contemporâneas a partir do programa "Ópera no cinema", que trasmite récitas do Metropolitan Opera House, em alta definição e ao vivo, para salas de cinema em diferentes países. Duas montagens desse programa – Lucia de Lammermoor e La Sonnambula, de Donizetti – são analisadas ao lado da versão de Dimitri Tcherniakov para o Macbeth, de Verdi, realizada pela Ópera de Novossibirski em parceria com a Opéra National de Paris.

Palavras-chave:
música erudita; ópera; Verdi; Donizetti
The Opera We Watch: a Case Study

This paper takes the Metropolitan Opera House HD live broadcasting program as a starting point for discussing contemporary opera production. It analyzes two MET stagings – for Donizetti's Lucia de Lammermoor and La Sonnambula – along with Dimitri Tcherniakov's version of Verdi's Macbeth, a co-production of Novossibirski's Opera House and Opéra National de Paris.

Keywords:
classical music; opera; Verdi; Donizetti