Sobre a relação entre estética e ética em Rorty e Adorno
Douglas Garcia Alves Jr.
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Ouro Preto (MG)
GARCIA ALVES JR., Douglas. “Sobre a relação entre estética e ética em Rorty e Adorno”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 2, n° 5 (jul-dez/2008), p. 40-53.
Aprovado: 30/11/2008 · Publicado: 29/12/2008
Sobre a relação entre estética e ética em Rorty e Adorno

Este artigo propõe uma análise das relações entre ética e estética nas obras de Richard Rorty e Theodor W. Adorno. Trata-se de mostrar como os dois autores abordam as origens estéticas e afetivas da moral. A hipótese proposta é a de uma primazia do prático no projeto filosófico de ambos os autores. Um breve comentário de Inteligência artificial> (EUA, 2001), de Steven Spielberg, é esboçado, para ajudar a discernir as diferenças entre as posições filosóficas discutidas, que remetem aos conceitos de “representação do sofrimento” e de “belo” (Rorty) e de “expressão do sofrimento” e de “sublime” (Adorno).

Palavras-chave:
ética; filosofia moral; Rorty; Adorno
On the Relation between Ethics and Aesthetics in Rorty and Adorno

This paper intends to examine the relation between the ethical and the aesthetical in the works of Richard Rorty and Theodor W. Adorno. It aims to show that both authors points out to the aesthetical and affective origins of the moral sphere. A hypothesis is carried out: the primacy of the practical sphere in the philosophical project of both authors. A brief commentary of Spielberg’s A.I. (USA, 2001) is drawn in order to help discern the differences between the philosophical positions discussed here, which are based on the concepts of “representation of suffering” and “beautiful” (Rorty), and “expression of suffering” and “sublime” (Adorno).

Keywords:
ethics; moral philosophy; Rorty; Adorno