A morte da beleza (em Veneza): A dialética do esclarecimento segundo Pasolini e Visconti
Patrick Pessoa
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Rio de Janeiro (RJ)
PESSOA, Patrick. “A morte da beleza (em Veneza): A dialética do esclarecimento segundo Pasolini e Visconti”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 2, n° 5 (jul-dez/2008), p. 16-32.
Aprovado: 09/12/2008 · Publicado: 29/12/2008
A morte da beleza (em Veneza): A dialética do esclarecimento segundo Pasolini e Visconti

Este ensaio discute um possível conceito de “arte contemporânea” baseado na idéia de negatividade. Seu ponto de partida é uma análise da “dialética do esclarecimento” como apresentada nos filmes Medéia, de Pier PaoloPasolini, e Morte em Veneza, de Luchino Visconti.

Palavras-chave:
Adorno; Horkheimer; Pasolini; Visconti; arte contemporânea
The Death of Beauty (in Venice): The Dialectic of Enlightenment according to Pasolini and Visconti

This essay discusses a possible concept of “contemporary art” based upon the notion of negativity. Its starting point is the analysis of the “Dialectic of Enlightenment”as it appears in Pier Paolo Pasolini’s Medea and in Luchino Visconti’s Death in Venice.

Keywords:
Adorno; Horkheimer; Pasolini; Visconti; contemporary art