Vladimir Jankélévitch: o melos contraposto ao logos
Ricardo Nachmanowicz
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Ouro Preto (MG)
NACHMANOWICZ, Ricardo. “Vladimir Jankélévitch: o melos contraposto ao logos”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 15, n° 29 (jul-dez/2021), p. 328-362.
Aprovado: 07/11/2021 · Publicado: 30/01/2022
Vladimir Jankélévitch: o melos contraposto ao logos

O artigo busca uma exegese e classificação da ontologia musical presente no livro A música e o inefável de autoria de Vladimir Jankélévitch. Para tanto, é examinado o par conceitual melos e logos considerando-os o eixo fundamental da argumentação presente na referida obra. Concluímos ser a ontologia musical de Jankélévitch de tipo antirealista.

Palavras-chave:
Vladimir Jankélévitch; Konrad Fiedler; música moderna; melos; antirrealismo; ontologia musical
Vladimir Jankélévitch: The Melos opposed to the Logos

This paper aim an exegesis and classification of musical ontology present in the book La musique et l’ineffable by Vladimir Jankélévitch. For this purpose, the conceptual pair of Melos and Logos is examined, considering them as the fundamental axis of argumentation present in that work. We conclude that Jankélévitch's musical ontology is of an anti-realism type.

Keywords:
Vladimir Jankélévitch; Konrad Fiedler; modern music; melos; anti-realism; music ontology