Manet como cínico moderno: Foucault e o estilo cínico nas obras de Manet
Guilherme Müller Junior
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Jacarezinho (PR)
Adriano F. de Araújo Junior
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Jacarezinho (PR)
MÜLLER JUNIOR, Guilherme; DE ARAÚJO JUNIOR, Adriano F. “Manet como cínico moderno: Foucault e o estilo cínico nas obras de Manet”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 14, n° 27 (jul-dez/2020), p. 128-151.
Aprovado: 23/10/2020 · Publicado: 28/12/2020
Manet como cínico moderno: Foucault e o estilo cínico nas obras de Manet

Este trabalho trata da relação entre o cinismo antigo e Édouard Manet, com base nos pontos levantados por Michel Foucault no curso A coragem da verdade de 1984. Para o filósofo esta aproximação pode ser feita a partir de duas questões presentes tanto nos cínicos quanto no artista: a relação entre modo de vida e verdade e o modo de interpretar os princípios tradicionais. Porém, a maneira como estas características irão se manifestar em Manet não são descritas no curso. Sendo assim, este trabalho tem como finalidade descrever alguns acontecimentos que demonstram a aparição destes pontos em Édouard Manet. Para alcançar este objetivo foi realizado uma releitura de outro curso de Foucault, A pintura de Manet de 1971, para compreender o modo como ocorre a interpretação radical dos princípios pictóricos em Manet e aponta-las como uma forma de cinismo. Com isso, pretende-se esclarecer alguns dos motivos pelos quais Foucault irá enquadrar Manet como um dos artistas que carregam o modo de vida cínico pela modernidade.

Palavras-chave:
Michel Foucault; cinismo; arte; Édouard Manet
Manet as Modern Cynic: Foucault and the Cynic Style in Manet's Works

This work deals the relationship between ancient cynicism and Édouard Manet, based on the points raised by Michel Foucault in the course The courage of truth. For the philosopher this approach can be made from two questions present in both the cynics and the artist: the relationship between way of life and truth and the way of interpreting traditional principles. However, the way these characteristics will manifest themselves in Manet are not described in the course. Therefore, this work aims to describe some events that demonstrate the appearance of these points in Édouard Manet. To achieve this goal, a re-reading of another Foucault course,of 1971 called Manet's painting, was carried out to understand the way in which the radical interpretation of pictorial principles occurs in Manet and points them out as a form of cynicism. With this, it is intended to clarify some of the reasons why Foucault will frame Manet as one of the artists who carry the cynical way of life through modernity.

Keywords:
Michel Foucault; cynism; art; Édouard Manet