A pedra no meio do caminho: sobre arte como enigma em Heidegger e Adorno
Douglas Garcia Alves Jr.
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Ouro Preto (MG)
GARCIA ALVES JR., Douglas. “A pedra no meio do caminho: sobre arte como enigma em Heidegger e Adorno”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 10, n° 19 (jul-dez/2016), p. 48-56.
Aprovado: 31/10/2016 · Publicado: 28/12/2016
A pedra no meio do caminho: sobre arte como enigma em Heidegger e Adorno

Este texto é uma resposta ao texto de Fernando de Moraes Barros, intitulado “Ontologia coercitiva da obra de arte: Adorno contra Heidegger”. Em linhas gerais, trata-se de um exame do funcionamento interno do texto “A origem da obra de arte”, de Heidegger. Assume-se a coexistência de dois eixos no texto de Heidegger, um crítico, compatível com o pensamento de Adorno, e outro ontológico, incompatível com a reflexão de Adorno sobre a arte.

Palavras-chave:
Heidegger; Adorno; arte; verdade
The Stone on the Way: On Art as a Riddle in Heidegger and Adorno

This text is a response to Fernando de Moraes Barros “Coercitive ontology of works of art: Adorno versus Heidegger”. It investigates the functioning of Heidegger’s “The origin of the work of art“ as a text, concluding with a critical thesis that assumes the coexistence of two axes in Heidegger’s text: a critical one, compatible with Adorno’s thought, and an ontological one, which cannot be considered compatible with Adorno’s views on art.

Keywords:
Heidegger; Adorno; art; truth