A personagem de ficção e o mundo digital
Bernardo Barros Oliveira
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Niterói (RJ)
OLIVEIRA, Bernardo Barros. “A personagem de ficção e o mundo digital ”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 9, n° 17 (jul-dez/2015), p. 200-220.
Aprovado: 13/02/2016 · Publicado: 17/02/2016
A personagem de ficção e o mundo digital

Este artigo é o relato da pesquisa que venho desenvolvendo há um ano, a respeito da relação entre o tema da experiência e o das modificações das formas narrativas através de exemplos do mundo atual, cuja base teórica primeira são os ensaios da década de 1930 de Walter Benjamin. O foco desta foi inicialmente o modo de recepção das narrativas audiovisuais na internet, as séries, assistidas no modo stream e o aspecto compulsivo que este frequentemente apresenta. Em seguida, esta pesquisa tomou o rumo de analisar a grande preeminência da figura da personagem nas narrativas seriadas, em detrimento do arco estruturante de um enredo fortemente voltado para a inteligibilidade apoiada em um fim, mas o fenômeno analisado foi a recepção ao romance da americana Jennifer Egan, A visita cruel do tempo, de 2010, que conseguiu radicalizar o que está presente na estrutura e na recepção das séries, produzindo, no entanto, uma experiência estética do tempo, tal como é possível contemporaneamente. Por fim, o artigo tenta formular alguns elementos para analisar os motivos desta preferência contemporânea por narrativas com fraca estruturação em termos de enredo em sentido clássico, porém fortes na construção de personagens e situações.

Palavras-chave:
experiência; narrativa; personagem; contemporaneidade
The Fictional Character and the Digital World

This article is the report of the research I have developed through the last year, regarding the relationship between the issue of the experience and the modifications of the narrative forms, through examples of current world. The theoretical first basis are the Walter Benjamin’s essays of the decade of 1930. The focus of this was initially the reception modality of the audiovisual narratives in the internet, the series, watched in the stream mode and the compulsive aspect that this often presents. Then, this research took the course of analyzing the great preeminence of the figure of the character in the serial narratives, to the detriment of the structuring of a plot arc strongly focused at the intelligibility supported in an ending. The phenomenon analyzed was the reception to the novel of the American Jennifer Egan, A Visit from the Goon Squad, from 2010, who succeeded in radicalising what is contained in the structure and in the reception of the series, producing, however, an aesthetic experience of time as is possible contemporaneously. Finally, the article attempts to formulate some elements to analyze the reasons of this contemporary preference for narratives with poor structuring in terms of plot in the classic sense, however strong in construction of characters and situations.

Keywords:
experience; narrative; character; contemporaneity