Dispositio: uma leitura retórica da forma musical contemporânea
William Teixeira
Universidade de São Paulo (USP)
São Paulo (SP)
Silvio Ferraz
Universidade de São Paulo (USP)
São Paulo (SP)
TEIXEIRA, William; FERRAZ, Silvio. “Dispositio: uma leitura retórica da forma musical contemporânea ”. Viso: Cadernos de estética aplicada, v. 9, n° 16 (jan-jun/2015), p. 116-133.
Aprovado: 12/07/2015 · Publicado: 30/07/2015
Dispositio: uma leitura retórica da forma musical contemporânea

A forma é um dos parâmetros mais presentes nas análises do discurso e, do mesmo modo, o é na análise do discurso musical. Todavia, a complexificação estrutural da música contemporânea tem tornado cada vez mais improvável um pensamento analítico sobre essa dimensão que corresponda à realidade estética de seu material. Tendo em vista que a ideia de uma forma musical surge justamente do contato que a retórica e a música vêm tendo através dos tempos, a forma será discutida aqui a partir do referencial da Nova retórica, movimento importante para a retomada do pensamento retórico no século XX. Essa tão necessária readequação epistemológica faz emergirem outras questões de ordem pressuposicional, sendo discutidas brevemente aqui algumas delas, como a questão do tempo e das noções de matéria e forma. Por fim, a discussão terá sua aplicabilidade verificada através de análises formais da Sequenza XIV e de Les Mots Sont Allés..., ambas escritas pelo compositor Luciano Berio.

Palavras-chave:
forma musical; música contemporânea; ret´órica musical; nova retórica
Dispositio: A Rhetorical View of Contemporary Musical Form

Form is a parameter very present in any model of analysis of discourse, and it is true for musical analysis as well. However, the increasing complexity of contemporary music is also hindering an analytical thinking on this dimension, in a way that matches to the aesthetic reality of musical material. Considering that the idea of a musical form comes from the contact which rhetoric and music have had through history, form will be discussed here from the framework of the New Rhetoric, an important movement for the resumption of rhetorical thought in the twentieth century. This much needed epistemological update does emerging other issues of pressuppositional order, and some of them will be discussed briefly such as the issue of time and the notions of matter and form. Finally, the discussion will have its applicability verified through formal analyses of Sequenza XIV and Les Mots Sont and Allés..., both musical pieces written by the composer Luciano Berio.

Keywords:
musical form; contemporary music; musical rhetoric; new rhetoric